ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS

A formação permanente, especialmente para as lideranças, é um dos CUIDADOS assumidos pela nossa Arquidiocese. A Paróquia S.Coração de Jesus de Restinga Seca oferece oportunidades. Uma destas foi o Encontro com 30 catequistas no dia 21 de março, no salão paroquial. Conteúdo: na parte da manhã conhecemos melhor a  Leitura Orante da Bíblia em 10 passos

1)Foram preparados  3 ambientes( cadeiras em círculo para todos, mesas com 10  cadeiras, o ambão,30 Bíblias da Edição Pastoral.

2) Participantes: 30 catequistas. Organizamos  3 grupos de 10.

3)Juntos, cantamos ‘toda bíblia é comunicação’ e partes do Salmo da Palavra( 119) com refrão ‘ A Palavra de Deus é a verdade...’

4) Em torno das 3 mesas: quem somos? O que fazemos? Porque estamos aqui? Alguma partilha mais.

5) Retorno ao círculo: definição do texto a ser aprofundado( Ex 18,13-26). Lemos 2 vezes,  memorizamos sem olhar na Bíblia, lemos uma terceira vez para ver o que ninguém lembrou. Fiz complementação com alguma informação da época em que surgiu o texto, personagens envolvidos, o contexto.

6) De novo nos 3 grupos em torno das mesas: qual versículo me chamou mais a atenção e porque, com recomendação de que todos tivessem chance..

7) No ambão, de pé: sensibilização frente a Bíblia, cantamos ‘o Povo de Deus ‘, breve silêncio. 8) Oração: o  que tenho a dizer a Deus? Insisti em fazermos  orações diretas a Deus.

9) que compromisso eu assumo?

10) Ultimo passo no círculo:  avaliação. O que foi importante para minha vida? Vários participantes se manifestaram: ‘ eu já tinha participado de estudo sobre a Leitura Orante, mas não assim na prática.’ ‘ Vou ter mais competência em coordenar grupos de Catequese’ ‘ eu nunca tinha lido esta passagem do Êxodo e aprendi a lição do Jetro a Moisés’ ‘ Nunca se conhece que chega a Bíblia’ ‘ Foi muito bom o convívio.’

O Pároco, Pe.Jair, encerrou a manhã com uma reflexão da importância da Formação Permanente, das oportunidades que a Paróquia oferece, do lugar prioritário que ocupa a Catequese numa Comunidade. Comunidade sem Catequese, morre. Estimulou e agradeceu o serviço gratuito que catequistas oferecem a crianças, jovens e adultos para conhecimento e seguimento de Jesus. Abençoou o grupo e também o alimento variado e gostoso que em seguida nos foi servido, preparado pelo grupo da cozinha. Na parte da tarde, a coordenadora geral Gertrudes combinou a continuidade dos encontros de formação bem como: encontro com os pais, encontro com os catequizandos, datas das primeiras eucaristias, e formação de novos grupos de catequese. Foi um dia de muita bênção e graça do Sagrado Coração de Jesus.

Restinga Seca, 21 de março de 2014. Pe.Ireneu Stertz