Está chegando a Pastoral do Dízimo na Paróquia...

“É o dízimo, Senhor, que nos mostra com  certeza gratidão ao Criador, compromisso na Igreja.”

No dia 27 de março, aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Restinga Seca o primeiro encontro de sensibilização sobre a Pastoral do Dízimo. Tendo presente que o dízimo é uma das prioridades da Igreja no Brasil e também no planejamento da Paróquia deste ano de 2014. Neste dia tivemos a participação de 50 lideranças das comunidades, dentre elas as coordenações das comunidades, catequistas, ministros e demais lideranças.

Iniciamos o nosso encontro com uma espiritualidade, rica em simbologia que nos lembrava de tudo o que o Nosso Deus colocou a nossa disposição, como a terra, a água, os frutos, as sementes, o pão de cada dia... Após, foi feito pelo Pe. Jair memória de como a pastoral do dízimo era organizada na diocese. Na época era uma das prioridades, mas no momento encontra-se um tanto desarticulada na nossa Arquidiocese. Mas, por estas dificuldades não vamos deixar de acreditar nesta proposta de evangelização. Depois, foi colocado pela Rosa Ferreira as dimensões da espiritualidade da pastoral, que deve nos motivar no seu acolhimento.

Primeiro, precisamos Reconhecer de que tudo é de Deus, que Ele é o Criador, nós somos suas criaturas, e que Ele nos preparou o ambiente que está a nossa disposição: a água, a terra, as sementes, enfim toda a criação e depois nos fez a sua imagem e semelhança. Temos que reconhecer que tudo vem de Deus: a nossa existência, os dons, a família, o trabalho. Quando nos damos conta desta espiritualidade acontece o que nosso querido dom Hélder falou: “a nossa sinceridade só vai aparecer, quando percebermos o mistério da fragilidade humana. Deus nos quer frágeis, pois do barro viemos, do barro voltaremos, e aí caíram as máscaras, pois estamos de passagem no palco da vida”. A segunda condição é ter presente a espiritualidade da gratidão, que nos faz ver a vida de um novo jeito, tendo um coração extremamente agradecido, mesmo num mundo tão estressante, cheio de más notícias, é possível ter entusiasmo e carregar um dinamismo diante da vida. Pois quem é grato a Deus, demostra que não tem memória curta, mas sim reconhece que tudo é presente de Deus, é ser capaz de desfrutar das coisas mais simples e insignificantes da vida, é ver as coisas com profundidade e ser sensível às necessidades do outros. A outra espiritualidade é ter fé, crendo na Palavra e na sua proposta. Temos que ter presente que dízimo é Palavra de Deus: “todos os dízimos da terra são consagrados ao Senhor... (Lv 27,30). “vejam se eu não abrirei as comportas do céu e se não derramo minhas bênção de fartura”... (Ml 3,6)” este é o mandato de Deus. Para devolver o dízimo não basta ter dinheiro, é preciso ter fé, pois precisamos acreditar nesta proposta e colocar toda a nossa vida, os nossos dons a serviço de Nosso Deus. Para Deus tem que ser as primícias, não pode ser o resto do nosso tempo ou quando nos aposentar para nos colocar a serviço do Reino, isto vale também para nossos bens, não podemos negociar com Deus, dizendo se sobrar devolverá o dízimo para a comunidade de fé, é preciso acreditar na promessa de Deus, conforme coloca as Escrituras.

Assim, no nosso encontro foi lançada a semente desta nova proposta da Pastoral do Dízimo, que precisa ser cuidada e acolhida em nossa vida e em nossas comunidades, verdadeiros frutos aparecerão em nosso meio, como maior consciência do que é ser Igreja, sendo uma das formas de superamos a tentação da ganância e de viver uma fé estéril. Porque com a contribuição de nosso dízimo, devolvemos um pouco do muito que Deus nos dá diariamente. Pois, só na lógica de Deus o pouco faz a diferença, e aí acontece o milagre da partilha e da solidariedade.

Portanto, agora estamos em processo de implantação desta pastoral, onde foi apresentado a Equipe Central da Pastoral do Dízimo também neste dia, entregue os livros sobre o tema, CD com as músicas do dízimo para a formação das equipes nas pequenas comunidades, sendo que o próximo passo é continuar investindo na formação trazendo o missionário do MEAC.

Queridas comunidades vamos caprichar neste processo de implantação da Pastoral do Dízimo em nossa Paróquia, por isto é necessário não pularmos nenhuma etapa no processo de implantação desta bela pastoral.